Teresa de Sousa e os seus "picos" de democracia!!!


Dez lições dos primeiros dez anos do século XXI
Aprendemos que a democracia também está em recessão
23.12.2010 - 12:22 Por Teresa de Sousa
Quando o poder económico se desloca do Ocidente para o Oriente e a crise financeira acelera essa transferência, mudam também as condições do combate pelos valores universais que ainda vemos como património da humanidade.


“A democracia também pode entrar em recessão? Pode. É esta a resposta que fica da primeira década do século XXI.”
Teresa de Sousa do Público esquece-se ou faz por se esquecer (o que é pior) que o cientista político Samuel Huntington, ao preconizar que a nova política externa americana assentava na convicção da expansão dos mercados e da interdependência económica, campo fértil para a progressão democrática (sic), preconizava sim a imposição militar se necessário fosse em sectores do planeta onde a política geo estratégica norte americana ( e dos seus seguidores) se deveria impor.
Tão simples como isso.

Não há expansão com imposição!
Pior ainda quando se sabe o desastre das intervenções “salvadoras” do Império do Ocidente em áreas complicadas do nosso Globo, áreas completamente adversas a uma histórica e secular política expansionista de pilhagem de riquezas deste ou daquele País.


O resultado de todas as atitudes irresponsáveis de imposição de uma forma de vida estranha a essas paragens está mais do que nunca perfeitamente definido no horizonte; o colapso por culpa própria do Ocidente e das suas "democracias".

Não foram os de fora que destruíram os verdadeiros ideais democráticos. O Império é que não os soube apresentar a essas paragens.
Foi o Ocidente e os seus próprios protagonistas.

Um dia, talvez, TS venha a perceber e a ter de admitir, que foi o capitalismo mais selvagem e desumano alguma vez visto, que destruiu a verdadeira Democracia.
O que felizmente valeu, foi que muitos estavam acordados!

Sem comentários:

Não, não foi o DAESH. Sabemos bem quem foi!!

Daesh reivindica ataque a sala de espectáculos em Moscovo. Há dezenas de mortos in Público 23/03/2024 Quando há 2/3 semanas antes, o mundo o...

Mensagens