Pontos de Vista

Está para ali esquecido. Mas até em ruínas é belo.
Convém ao status que assim seja. Os "pecados" devem ser expiados para todo o sempre!



Falo do palacete que em tempos idos, século XIX, foi o tribunal que julgou o Zé do Telhado vulgo José Teixeira da Silva. Esta personagem foi como que um Robin dos Bosques do vale do Sousa e em todo o Marão no Norte deste país de majestosos calhaus (ver exemplar anexo) roubava aos ricos para dar aos pobres.



Não era tarefa considerada como absolutamente natural pelas autoridades administrativas da época.
Ainda hoje não o é.
Nem pela denominada santa e piedosa madre igreja.

Céus que pecado mortal; dirão os sapientíssimos doutores de leis.
Por isso, para que sirva de lição e para além do castigo de degredo para Angola a que foi sujeita a pessoa do Zé do Telhado (foi o melhor que lhe aconteceu), o palácio para ali está em ruínas no meio de calhaus, urtigas e silvados para que o tempo dê cabo dele.
E tem demorado tanto tempo o maldito do tempo!!



Em compensação e alegremente à espera de uma solução do tribunal do Marco de Canaveses encontra-se a Villa e a quinta de uma eminência parda, Sr. Avelino Ferreira Torres, pessoa de culto para as gentes daquela cidade.
Rodeada de altíssimos muros, portões enormes de meter medo, pirosa arquitectura até dizer chega parecendo mais uma daquelas “chacras” colombianas dos senhores do pó branco, ali está a prova da “gestão administrativa impoluta” que reina nesta terra.



E como a união faz a força, o apoio das “forças vivas da nação”, reconhecendo o feitio inquieto e devoção de tão piedoso senhor, dedicam-lhe loas, quadras, novenas e perdões do altíssimo esperando com isso a entrada de obras religiosas, pecúlios, almas convertidas e aumentos de audição na proliferação indigesta e anestesiante de emissoras de rádio que propagandeiam as chamadas “Grandes Músicas”.
Entenderam aqui de quem estou a falar e onde quero chegar!? Perceberam o trocadilho???



Mas que belo país é este Portugal!!!

Sem comentários:

Não, não foi o DAESH. Sabemos bem quem foi!!

Daesh reivindica ataque a sala de espectáculos em Moscovo. Há dezenas de mortos in Público 23/03/2024 Quando há 2/3 semanas antes, o mundo o...

Mensagens