Há um antigo livro alemão, *A História Sem Fim*.
É uma meditação profundamente simbólica e complexa sobre o conformismo, a destruição do mundo e o poder de resistir à ditadura.
Uma das figuras mais marcantes é Gmork, o lobo que serve e ajuda o Nada.
Fantasia, na verdade, está a desaparecer, engolida pelo Nada — um vazio que impõe o esquecimento.
O diálogo entre o protagonista e Gmork é memorável.
Pois bem, acredito que o "Palestinismo" guarda uma semelhança impressionante com o Nada que Ende descreveu em *A História Sem Fim*.
O culto ao Palestinismo não apenas força-nos a falar exclusivamente sobre a Palestina e a tomar partido dela — uma Palestina ficcionalizada que representa nada mais do que uma moralização burguesa, em vez de uma solidariedade genuína com um povo que sofre, e faz isso de forma implacável (veja-se o incidente com Ed Sheeran) —, mas também insiste que essa Palestina seja o *único* tópico de discussão.
É preciso falar apenas da Palestina — sempre e exclusivamente da Palestina — e isso está lançando um manto de silêncio sobre todas as outras questões e causas.
Assim como o Nada de Ende, o Palestinismo está a fazer as mulheres desaparecerem — não apenas no Irão e no Afeganistão, mas também na Europa; faz com que o Irão, o Congo, a Nigéria e o Sudão saíam de cena.
O Palestinismo impõe o seu dogma a tudo; um manto pesado e sufocante desce sobre as comunidades inteiras, e todo o resto desaparece no meio do clamor dos jovens.
Não é apenas uma causa equivocada; é uma causa que oblitera todas as outras.
Veja-se o feminismo: houve um tempo em que o feminismo defendia as mulheres iranianas, as afegãs, as sauditas, as mulheres mutiladas, as meninas casadas aos nove anos e as mulheres apedrejadas por adultério.
Hoje, o feminismo dominante fala apenas da Palestina.
E as mulheres iranianas? Desapareceram.
As afegãs? Desapareceram.
As curdas? Desapareceram.
As yazidis? Desapareceram.
As cristãs perseguidas? Desapareceram.
Todas engolidas pelo Nada.
O Nada não precisa negar; só precisa distrair. Só nos mantém ocupados a falar sobre uma única coisa e, enquanto falamos dessa coisa, todo o resto desaparece.
E não percebemos, porque estamos convencido de que se está do lado do bem.
Mas o bem — apaga-se o resto — não é o bem. É apenas mais uma forma de esquecimento.
E o esquecimento, como ensina Ende, é a maneira pela qual o Nada triunfa. Não pela força, mas pelo silêncio.
Não pela violência, mas pela distração.
Não pelo ódio, mas pela indiferença.
E o "Palestinismo", hoje, é exatamente isso: uma máquina de indiferença disfarçada de justiça.
E aqueles que não o enxergam — aqueles que continuam a falar apenas da Palestina — já estão dentro do Nada.
E talvez nunca mais saiam de lá.

Sem comentários:
Enviar um comentário