Irão fez o seu primeiro lançamento espacial não-tripulado

"O Irão lançou hoje o seu primeiro míssil espacial feito por cientistas iranianos". Foram estas as palavras de Mohsen Bahrami, o responsável do centro de investigação aéreo espacial iraniano, na hora do anúncio, na TV, deste lançamento de hoje, inédito para o Irão.

A notícia do lançamento espacial iraniano não me admirou absolutamente nada. O Dr. Mohsen Bahrami já tinha afirmado em 2005 a intenção da RII entrar no clube restrito dos países com missões espaciais.
Quem conhece o País e lidou, mesmo superficialmente com os meios académicos de Tehran, compreende facilmente que estamos na presença de uma estrutura científica invejável e que não olha a meios (despesas) para atingir os seus surpreendentes resultados.
Igualmente e como País que inveja a ser potência local em todos os aspectos, perder tempo com questões de pormenor e respeito por duvidosos direitos humanos (??) é o mesmo que entregar o ouro ao bandido.

Portanto nem este nem outros factos quanto às conquistas tecnológicas da RII, me vão admirar.

A diferença entre Portugal e o Irão é que lá a evolução científica faz-se pelos vistos a sério.
Aqui,…………………………………….., se com os licenciados em Universidades do Estado não chegamos lá, então com as espécimes retiradas das universidades privadas, nem eléctricos para o Largo da Estrela conseguiremos fabricar.

Sem comentários:

Não, não foi o DAESH. Sabemos bem quem foi!!

Daesh reivindica ataque a sala de espectáculos em Moscovo. Há dezenas de mortos in Público 23/03/2024 Quando há 2/3 semanas antes, o mundo o...

Mensagens