UMM - Belo Jeep


UMM - foi um belo Jeep e foi Português!

Lembro-me como se fosse hoje o sentimento de admiração que me trespassou quando pela primeira vez vi um UMM.
Ainda existia (e existe) a Feira Industrial de Lisboa ali à Junqueira.

A simpatia foi instantanea.
Era diferente dos outros jeeps da altura.
E era Português.


O simples facto de ser eu um apaixonado pela industria metalomecanica, electrica, electrónica, numa frase; de tudo o que é Indústria, orgulháva-me de ver, na altura, a chapinha Made in Portugal.

Recordo, como se hoje fosse, de um comentário em língua castelhana de um visitante espanhol; Hombre, no sabía que esto tipo de jeep se hizo aquí!

Vi-os aos montes mais tarde na Guiné, em Angola e Mozambique.
Ainda circulam imensos com peças fabricadas em Angola.


E lembro-me tambem do crime económico (sem castigo) que envolveu a eliminação deste que foi um dos poucos veículos (também houve o Portaro) todo o terreno fabricados em Portugal.

Outros crimes sem castigo como este, foram efectuados por gente sem escrúpulos e que atiraram o nosso País para a situação que hoje atravessa; Sorefame, Estaleiros navais da Lisnave, Setenave, Mague, Berliet Tramagal e muitas outras.

Hoje empobrecemos.
Matou-se propositadamente a indústria.

Deixou-se de produzir inclusivé para comer.
Pouco ou nada fabricamos.

Vivemos das recordações, embedados pelo alienante e traiçoeiro veneno que nos incutiram com o maldito e suicidiário sector terceário.


Sem comentários:

Chega!!......., e chegou mesmo!

Nada acontece por acaso e hoje, dia 11 de Março de 2024, o meu País confronta-se com uma realidade diferente! No seio do seu sistema polític...

Mensagens