Síria - Turquia. Tensão provocada de propósito?

Tensão Síria-Turquia
Só a Rússia defende a Síria depois do ataque contra a Turquia
Os países ocidentais conderam em peso o ataque sírio contra a Turquia, mas aconselham "contenção" às duas partes. Rússia apela à Síria que comunique que o lançamento do míssil que atingiu a Turquia foi "acidental". China ainda não se pronunciou.
Público 04.10.2012

Acção de desespero ou provocação do lado de "lá" e resposta síria imediata?
Quem poderá agora dizer o que realmente aconteceu?

Neste momento todas as especulações são legítimas e das duas uma; ou se compreende a lamentável atitude do exército sírio perante os atentados diários que os gangsters da Al Ghäeda promovem do lado de lá da fronteira, em território turco, ou se terá de aceitar a resposta destes(turcos) pelo facto leviano do seu território ter levado com um balázio.

Haverá quem defenda uma ou outra posição.

Se me permitem e dado que conheço por demais a história do que está em jogo, fico-me pelo lamento do que aconteceu aos turcos, povo que conheço, com o qual eu simpatizo e respeito profundamente.

No entanto e como disse atráz, conhecendo bem os meandros do que por ali se está a passar, entendo a loucura e a perca de calma dos sírios que resultou nesta agressão.

É que não me venham com historietas da carochinha, pois é evidente para mim que está aqui uma tentativa de provocação bem mais alargada e com origens bem mais longínquas e tenebrosas do que os reais interesses e queixas de Ankara.

A Turquia está a cair numa verdadeira ratoeira em apoiar a ignobil canalha que está na origem dos acontecimentos da Síria e aqui o facto desta perca de paciência por parte da Síria.

Numa altura em que os sírios estavam numa fase de limpeza da escumalha que os tem atormentado há quase um ano, acontecer este lamentável e triste episódio.

Não, não engulo disso!
E muito menos me convencem as atoardas jornalísticas que vamos ser obrigados a engolir nos próximos dias.

Os turcos lá sabem onde se metem, mas que estão a ser bem manobrados disso EU não tenho qualquer dúvida e jamais alguem me convencerá do contrário.

Sem comentários:

Não, não foi o DAESH. Sabemos bem quem foi!!

Daesh reivindica ataque a sala de espectáculos em Moscovo. Há dezenas de mortos in Público 23/03/2024 Quando há 2/3 semanas antes, o mundo o...

Mensagens