Condenação da Trafigura! Sabe a pouco.



Tribunal holandês aplica multa de um milhão de euros à empresa Trafigura

Multinacional condenada por exportação ilegal de resíduos para a Costa do Marfim

A empresa Trafigura, uma das maiores multinacionais do comércio de petróleo, foi ontem multada em um milhão de euros por ter, em 2006, exportado ilegalmente resíduos perigosos para a Costa do Marfim, onde a sua deposição sem controlo afectou milhares de pessoas. A multa foi decidida por um tribunal holandês, que julgou os factos relacionados com a passagem do navio Probo Koala, fretado pela Trafigura, por Amesterdão.
In Público de 24/07/2010



Gosto imenso de tomar conhecimento destas notícias. O facto de saber que uma “empresa” multinacional, sem rosto, terrorista do ambiente e com o princípio base do capitalismo selvagem e desumano que por si só e por definição comporta, confesso que me faz sentir extremamente feliz.
Bem sei que é pouco.
Para este tipo de organização mafiosa e capitalista, será relativamente baixa a pena em questão, ainda por cima se o compadrio nas elevadas esferas do poder político e económico são lei de base para que as coisas sejam “arranjadas” e "arrefecidas" em ultimas estâncias.

Seja na Holanda, Portugal ou na Polónia, se existe algum mérito nestas acções judiciais, que poderão não passar do papel, ele é o reconhecimento da quantidade de assassinos autorizados, licenciados e legalizados que estas malditas “empresas” legalmente representam e contêm.

É a imagem ou a face horrenda e tenebrosa do capitalismo mais selvagem, obsceno e desumano que se poderia e poderá algum dia imaginar.
E isto no século XXI.

Sem comentários:

Não, não foi o DAESH. Sabemos bem quem foi!!

Daesh reivindica ataque a sala de espectáculos em Moscovo. Há dezenas de mortos in Público 23/03/2024 Quando há 2/3 semanas antes, o mundo o...

Mensagens