Saramago

Morreu o autor da personagem "o cão das lágrimas", José Saramago


O corpo de José Saramago chega amanhã, às 12h30, ao aeroporto de Figo Maduro, segue para a Câmara Municipal de Lisboa, onde ficará em câmara ardente até domingo por volta das 12h30, será depois cremado, e as cinzas ficarão em Portugal, anunciou ao PÚBLICO José Sucena, administrador da Fundação José Saramago
in Público de 18/06/2010

O até agora único Nobel Português da Literatura, José Saramago, morreu esta sexta-feira dia 18 de Junho, de manhã, na ilha Espanhola de Lanzarote.

Segundo o comunicado divulgado pela Fundação José Saramago, o escritor estava com a sua família à hora da morte, tendo tido tempo de uma "despedida serena e tranquila".

"Um dos momentos mais belos que eu fiz como escritor é este"; refere-se à passagem do livro "Ensaio Sobre a Cegueira", em que um cão "se aproxima de um ser humano em desespero e que, não podendo fazer mais nada, bebe-lhe as lágrimas".

Grande Homem, polémico como só qualquer ser superiormente inteligente pode ser, Saramago deixa um País literário e político cada vez mais pobre, a tocar as franjas da miséria em todos os sentidos.

Parte um dos filhos mais nobres deste Portugal, dos tempos de uma geração que foi de ouro, patriótica e lutadora.

Por agora resta-nos sobreviver com agonia, nesta geração da sucata e da estupidez.

José Saramago; jamais Portugal te esquecerá.

Sem comentários:

Não, não foi o DAESH. Sabemos bem quem foi!!

Daesh reivindica ataque a sala de espectáculos em Moscovo. Há dezenas de mortos in Público 23/03/2024 Quando há 2/3 semanas antes, o mundo o...

Mensagens