Razões deste amor.



Amo o Irão.
Porquê? Porque o conheço.
Porque conheço a doçura de sua gente.
Porque me encanta e fascina a sua História mais do que a de qualquer outra nação.
Porque lá, aprendi a ler e a falar a sua língua, o farsi, que me deu e dá o privilégio de contactar ou entender, sem rodeios nem segundas intenções, os iranianos e iranianas, sejam eles de Tehran, Shiraz, Isphahan ou de Mashad.

Porque me magoa profundamente as clivagens e agressões criadas entre as suas gentes. Ontem eram centenas ou milhares de pessoas a apoiar a oposição.
Hoje são outros tantos a apoiar um governo eleito com toda a legitimidade.

Sinto e sei que um veneno mortal se está a espalhar entre este doce povo e sei perfeitamente de onde vem esse veneno: vem do Ocidente!
Aliás, sempre assim foi.


Quando se ama algo ou alguem só lhes vemos virtudes, embora saiba que existam defeitos, tal como nos outros países do Mundo.
Se por exemplo visitarmos Angola, Moçambique, Brasil ou Espanha, é seguro que eles têm uma versão sobre Portugal diferente da nossa.
Ou até que nem nos dêem qualquer valor, dado o nosso tamanho e o nosso latente e vergonhoso atraso económico e cultural.
Basta perguntar-lhes e veremos que é assim.



Acreditem que a fotografia apresentada pelos malditos jornais e TV´s nos oferecem do Irão, tem um erro de quase 100%.
Tal como os políticos, os "jornalistas e comentadores" falseiam tudo de modo ignorante, vil, maldoso, manhoso, perigoso e mesquinho.

O povo Iraniano é de um carácter muito hospitaleiro, nobre, culto e sereno.
De todos os países Muçulmanos é o mais avançando em todos os sentidos (ao nível do ensino e no campo tecnologico muitíssimo mais evoluído que Portugal).


É por essa razão que não suporto e odeio as “bocas” e mentiras dos políticos e midia precisamente contra o aluno mais adiantado e bem comportado da classe.

Ao menos tenham a coragem de dizer a verdade; que querem o Irão por ser um dos países mais ricos do mundo em petróleo, gás natural, diferentes minerais e inesgotáveis fontes de energia.

Querem bombardear uma nação de gente boa, simplesmente por maldade, inveja, avareza e desfaçatez, sentimentos tão típicos e vulgarizados nas sociedades Ocidentais.


E mesmo assim, por estranho que pareça, os Iranianos amam a Europa e os EU.
Curioso para que se veja e se compreenda o carácter desta sociedade.

Sem comentários:

Não, não foi o DAESH. Sabemos bem quem foi!!

Daesh reivindica ataque a sala de espectáculos em Moscovo. Há dezenas de mortos in Público 23/03/2024 Quando há 2/3 semanas antes, o mundo o...

Mensagens