საქართველო - Росси́я

O homem das duas uma; ou espalhou-se por ter sido mal aconselhado, ou enlouqueceu. Pirou.
Nestas idades (40 anos), quando se chega rapidamente ao topo de uma carreira, normalmente entra-se numas das fases de perigoso atrofiamento mental por não se conseguir controlar o excesso de informação e poder que se adquire em tão pouco tempo.
Armou-se em campeão e aqui vai disto.
Invade a Ossétia do Sul à ganância, origina uma catástrofe humana que até hoje já vai com 2000 mortos.
Não se resolvendo rapidamente este conflito, desaparece tudo o que resta não só da Ossétia mas fica em causa a própria independência da Geórgia.
Claro que já viram que estou a falar de Saakashvili de seu nome e da Geórgia, país novamente independente após o colapso da União Soviética.



É preciso que se compreenda uma coisa; toda aquela zona do Cáucaso sempre dependeu economicamente da Rússia e, verdade seja dita, sempre foi de difícil controlo.
Só Stalin, que ironicamente (ou não) era Georgiano, conseguiu controlar aquelas hordas de bárbaros, mercenários e mafiosos com limpesas "exemplares" e gigantescas deportações (ele lá conhecia a prata da casa).
Assim a Geórgia, cuja economia sempre dependeu e depende dos russos em mais de 90% (estes fornecem-lhes tudo de tudo), atreveu-se a fazer algo que ao invés de se considerar um acto patriótico, heróico, nacionalista e valente, não foi mais do que uma inverosímil burrada de todo o tamanho. Costuma-se dizer; cuspir no prato que o alimentou!
Seguramente vai-lhes sair muito caro e a primeira análise a fazer é que se empenharam as vidas de duas ou três gerações de Georgianos (sejam eles bons ou maus).




E é que neste caso, os EUA e a EU não devem, nem podem, nem têm moral para fazer o que quer que seja.
Entre muitíssimas razões, só quero realçar uma que chega perfeitamente como exemplo: o Kosovo (para bom entendedor este nome basta)!
Para nós ocidentais, aceitar e calar é a melhor solução, porque este problema não vai durar muito tempo. Putin sabe como o resolver!

Sem comentários:

Não, não foi o DAESH. Sabemos bem quem foi!!

Daesh reivindica ataque a sala de espectáculos em Moscovo. Há dezenas de mortos in Público 23/03/2024 Quando há 2/3 semanas antes, o mundo o...

Mensagens