Tou xim???




............."tou Xico, xou eu! Tou na aldeia do Piódão!, Num xabes undé? Nuncóbiste falar home?? Dijem qé muita conhexida. Fica aqui pra xima, numa xerra qualquera que tem uns groundes mountes", perguntava um "turista emigra" vestido com os seus horrorosos calções pirata às riscas brancas e amarelas, uma tshirt cinzenta horror (cor de fome) que mal lhe tapava a proeminente pança, calçando nos pés aqueles pirosos chinelos havaianos "made in Indonesia", agarrado a um telemóvel ultima geração que comprou "nas francias" e encostado à porta de um "xitroan che 4" de 2007 com aquelas pavorosas chapas de matrícula cor amarela, onde através da instalação sonora do veículo berrava poluentemente um nefando Quim Barreiros (ou parecido).
Enfim; um perfeito Tuga.



Olhei para ele e para a paisagem que me rodeava e pensei que alguem ali estava a mais, que destoava completamente. Era como se por instantes algum pato bravo recebe-se autorização camarária de construir um arranha céus de 30 andares no meio da Praça do Marques de Pombal e a 5 metros da estátua do mesmo.




Mas também poderia ser eu que estivesse a mais! Pensei que poderia estar a sonhar. Belisquei-me, dei carolos na cabeça, pisei-me a mim próprio. Mordi os dedos. Mas não. Eu estava realmente lá, tinha "visto", "cheirado" e "ouvido" bem demais!!




Perguntei para mim mesmo porque estaria eu desta maneira? Afinal todos têm o mesmos direitos de ver a beleza de uma aldeia como o Piódão, de subir e deliciar-se com as paisagens únicas das serras do Açor e da Lousã, de se extasiar com o nascer ou pôr do Sol nas suas encostas, de caminhar pelos seus trilhos de uma beleza incomparável, de se deixar levar pela música dos seus silencios, de ouvir o cantar das cigarras e dos seus pássaros.




Será que todos sabem "ver" e "sentir" isto?? Será que todos merecem "ter" estas paisagens?? Será que sim??. Às vezes penso que não, mas é só às vezes, depois passa-me!

3 comentários:

Julieta disse...

Só não me atiro para o chão a rir senão daqui a mais também diz que estou aqui a mais... por isso vou-me portar bem.
Piódão é LINDO! As fotos estão brutais e os seus comentários... sem cometários.
Bem vou é pra praia, ver mais uns desses filmes... O regresso do emigra I, II, III... é comédia garantida!

Beijinhos carinhosos

Guilherme Morgado disse...

Agradeço o teu comentário. Mas como digo na minha "prosa", isto dá-me às vezes e depois passa-me. Agora o que jamais passará, é a maravilhosa paisagem da Serra do Açor e aquela lindíssima aldeia de Piódão (e existem outras). Nem que seja para turista ver!
Bjs
Guy

Isabel Da Rocha disse...

Bibó turista tuga que dá um brilho especial a todos os nossos recantos... para além disso devias estar contente, pois esse emigra decidiu, como bom emigra que é, alargar as vistas e não encher os parques de estacionamento dos shoppings ou os cafés das estações de serviço da repsol!!!! Ah, poizé!!!!

Não, não foi o DAESH. Sabemos bem quem foi!!

Daesh reivindica ataque a sala de espectáculos em Moscovo. Há dezenas de mortos in Público 23/03/2024 Quando há 2/3 semanas antes, o mundo o...

Mensagens