Come Be My Light

"Sinto que Deus não me quer, que Deus não é Deus e que ele não existe realmente."





O novo livro de Madre Teresa «Come Be My Light» agrupa as cartas enviadas aos seus confessores e superiores.

A correspondência salienta que passou a maior parte dos seus últimos 50 anos de vida, mais de metade da sua vida, em profunda crise espiritual. De tal ponto foi essa crise que inclusive a levou a duvidar da existência de Deus.


Bom! Quando assim é, quando um santo da casa pensa durante a sua vida deste modo ou "enlouqueceu" ou andou e sentiu que estava a enganar mundo inteiro, o que para mim é quase que imperdoável. Digo quase porque existiu nesta senhora uma consciência dos embustes em que foi e aceitou ser "enrolada" e, reconheça-se, deixou obra notável. Só por isso o quase!!

2 comentários:

Isabel Da Rocha disse...

Só os ignorantes é que não têm dúvidas.

E ter fé não é sinónimo de ignorância mas sim de profundo "insightment" e coragem... Um ser como a Madre Teresa tinha a obrigação de ser o primeiro a ter dúvidas, mais do que uma vez por dia.

Calculo que a Madre devesse começar o dia embrenhada em dúvidas que ao final do mesmo se dissipavam dando lugar à noção de dever cumprido para com os desgraçados da humanidade...talvez seja esta até uma das formas em que se manifesta o tão falado "mistério" de Deus....

Mas isto é só a tua filha a mandar postas de pescada....

("Moradas" de Santa Teresa de Àvila, é uma grande obra sobre esta incompatibilidade fé/dúvida escrita por mais um "santo da casa" que não fez milagres no Vaticano, por ser uma obra incomodativa para esses senhores. É uma obra corajosa e com demasiadas questões...é da Assírio e Alvim e a tua filha pode-te emprestar!)

Guilherme Morgado disse...

Obrigado Catarina. Como sempre deves ser a unica pessoa a quem rendo toda a tolerância deste mundo.
Bj
Guy

Não, não foi o DAESH. Sabemos bem quem foi!!

Daesh reivindica ataque a sala de espectáculos em Moscovo. Há dezenas de mortos in Público 23/03/2024 Quando há 2/3 semanas antes, o mundo o...

Mensagens