Turanj




Turanj é uma pequena aldeia a uns sessenta ou setenta quilómetros a ocidente de Zagreb, a capital da Croácia.



Foi entre esta pequena Turanj e Karlovack que as forças rebeldes croatas conseguiram suster o exército Yugoslavio, na altura constituido por forças conjuntas da Sérvia, Montenegro e até Bósnias que se opunham à independência da Croácia. Custou a vida a milhares de pessoas, de ambos os lados. Não tomo partido por nenhum deles; sempre gostei da Yugoslávia como era, no tempo de Tito.






Por alguma razão o seu retrato ainda hoje se vê nos salões nobres de diversos edifícios quer sejam em Zagreb (Croácia), Belgrado (Sérvia), Ljubliana (Eslovenia) ou Skopjie (Macedónia).



Dado que as coisas nunca acontecem por acaso, a destruição de um País foi previamente programada a contento de algumas potências da civilizadíssima Europa Ocidental, aliás a partir de vizinhos conhecidos e poderosos.

Acicatando étnias presumivelmente diferentes, a destruição da Yugoslávia foi admitida e de algum modo encorajada pelo Ocidente com base "no estrito respeito pelos direitos humanos" e contra a terrífica (e imaginária) ideia de que se estaria a tentar criar uma Grande Sérvia!



Por aquilo que vi, as feridas são profundas e dolorosas. Existe uma férrea vontade de esquecer e dar largas ao desenvolvimento económico nas novas republicas, mas existe uma profunda sensação, sejam eles croatas, eslovenos, sérvios ou bósnios de um vazio angustiante e que algo, alimentado por fora das suas fronteiras, os lançou e utilizou numa guerra fratricida cujas feridas vão ser penosas de exorcisar.

Sem comentários:

Não, não foi o DAESH. Sabemos bem quem foi!!

Daesh reivindica ataque a sala de espectáculos em Moscovo. Há dezenas de mortos in Público 23/03/2024 Quando há 2/3 semanas antes, o mundo o...

Mensagens