KAMAL, doce KAMAL







Estava a necessitar de sair. Estava a necessitar de sair das rotineiras e sempre complicadas e concorridas saídas no Tejo até Cascais aos Sábados ou aos Domingos. Na vela, tal como nos passeios de carro, também temos a nossa voltinha dos tristes ou, utilizando termo underground que eu tanto gosto, a volta dos parolos ou do nosso conhecido portuguesinho (como eu abomino estes diminutivos da língua Pátria).

Tem um delicioso nome Árabe. Também só podia ser assim. Chama~se Kamal II. É um majestoso veleiro First de 38´ (para os que não conhecem as medidas de Her Majesty the Queen equivale a mais ou menos 10 metros de comprimento) e tem-nos proporcinado viagens de sonho.
No dia 6 de Junho às 7:30 PM, saída do cais do Espanhol e ala que se faz tarde; rumo Peniche.
Durante uma noite inteira sem pregar olho, deliciámo-nos a tentar acertar, através das luzes costeiras, quais os sítios por onde passávamos; Praia das Maçãs, Azenhas do Mar, Ericeira, Santa Cruz e já de madrugada Peniche.
Depois de um dia inteiro a deambular por aquelas zonas, na manhã seguinte levantámos ferro, içamos as velas e rumámos às Berlengas mais os seus Farilhões (giro este nome). Lindo de extasiar! Não se pode descrever a beleza dos ilhéus e de toda a sua envolvente sem que se fique muito aquém da realidade. Só visitando!
Saída para a Nazaré. Lá deixámos as Berlengas rumo à costa onde chegámos já noite. Recepção aos veleiros e jantar no Clube Naval, passeio nocturno pela avenida marginal.
Sábado, 7:00 AM saída para Lisboa. Chegada ao cais do Espanhol só às 11:30 PM. Acreditem que após a passagem pelo Cabo Carvoeiro (Peniche) estivemos durante 10 horas, repito 10 horas com a imagem do Cabo da Roca à nossa frente. Bordos para passar em condições este Cabo foram quatro e uma distância de 50 milhas transformou-se em 90 milhas marítimas.
Estes ventos Sudoeste são levados da breca. Mas quem corre por gosto não cansa e só hoje é que vim a saber que o 1º Ministro foi apupado por alguns anormais e que o nosso PR (e muito bem pois já não é sem tempo) já está a perder a paciência com o avanço constante do nosso atraso.
QUERO JÁ VOLTAR PARA O MAR!

2 comentários:

Julieta disse...

Olá Guilherme!

Bem o meu amigo conseguiu ao fim de um dia de trabalho, me roubar um bom de um sorriso ao ler o seu post, que diga-se tá uma delicia, tanto em texto como em imagens.
E as imagens... que imagens... de me fazer roer de inveja... e dizer... EU TAMBÉM QUERO IR!!!

Beijinhos carinhosos

Guilherme Morgado disse...

A disponibilidade é completa! É uma questão de se combinar.
Saudações
Guy

Não, não foi o DAESH. Sabemos bem quem foi!!

Daesh reivindica ataque a sala de espectáculos em Moscovo. Há dezenas de mortos in Público 23/03/2024 Quando há 2/3 semanas antes, o mundo o...

Mensagens