A malta é do caraças

Confesso que esta situação de pré reformado me deixa um pouco estranho. Trabalhei 38 anos e descontei quase 40 para a Assistência Social (estive dois anos na Guiné em serviço militar). Estou nesta situação faz amanhã 2 semanas.
Bem cá no fundo, não me estou a queixar de não trabalhar. Está-me a saber bem que nem ginjas e seguramente não o vou fazer nos próximos 2 ou 3 meses. Depois, consoante a disposição, logo se verá!

Mas tem sido bastante agradável; resolvem-se questões prementes, encontro-me com amigos e amigas, dedico-me às minhas paixões náuticas, às leituras, ao Farsi e por aí adiante. Ás vezes não me sobra tempo.

No entanto, com as deslocações a diversos pontos deste País, quer nos principais centros populacionais como em zonas de presumível menor afluência de público, tenho notado com uma certa admiração que há muito maralhal não só jovem mas também quarentão cuja profissão deve ser o “expediente”, ou seja, mãozinhas nos bolsos, morder o pessoal que não é do “expediente” a passar para o trabalho, andar de cá para lá nos paredões junto ao mar, sentarem-se numa esplanada de qualquer praça pública uma manhã inteira defronte de uma “bica”, de uma Cola ou de uma Imperial a olhar para dentro sem verem nada para fora, encherem os ginásios e os shoppings na hora do expediente (mas este sem aspas), calcorrearem as antigas avenidas da baixa de Lisboa a ver montras, etc, etc.

Não me venham dizer que estão todos na hora do breack que vão fazer entregas ou que tiraram o dia para “tratar de assuntos sérios”. Por favor não me repisem a teoria de que também são pré reformados, jovens sem trabalho, à procura de 1º emprego, estudantes em fase de exames (?), etc, etc, ou seja, não me atirem à cara aquelas desculpas “normais” utilizadas neste País.

A mim e nesta fase do campeonato já nada me admira e pensando bem, esta situação puramente casual de observar estes amigos (termo abrangente, pois estão incluídas igualmente as amigas) do dolce fare niente, só me aumenta o síndroma de angústia que sinto por este meu País e explica, mas não só, o nosso desenvolvimento por arrasto ou por inércia em relação aos outros.
Assim se faz Portugal, uns vão bem outros mal.

Sem comentários:

Não, não foi o DAESH. Sabemos bem quem foi!!

Daesh reivindica ataque a sala de espectáculos em Moscovo. Há dezenas de mortos in Público 23/03/2024 Quando há 2/3 semanas antes, o mundo o...

Mensagens