JANARIA COMPLETA

Lodo é uma mistura de substâncias que geralmente se caracteriza por apresentar colóides e partículas provenientes de matéria orgânica decomposta em suspensão no meio aquoso. Muitas vezes o lodo serve de suporte ao desenvolvimento de seres vivos, que se beneficiam da eventual existência de nutrientes no meio lodoso.

Lembro-me de me ter de enfiar até à cintura dentro de camadas altíssimas de lodo que ladeavam as margens dos rios Geba, Corubal ou Cacheu, quando na Guiné defendia as costas e o sono de alguns "figurões".
Jana ou janaria é o nome que se dava a essa matéria orgânica cinzenta. Nojento.

Lembrei-me deste termo por causa da Universidade Independente.
Perguntar-me-ão porquê?
Nada mais parecido com o desenvolvimento de seres vivos em matéria orgânica decomposta do que a proliferação de duvidosas universidades (?) privadas que invadiram o nosso meio académico de há uns anos para cá.

Para ser sincero, sempre duvidei do ensino privado. Reconheço-lhe alguns méritos em países cuja tradição é bastante longa, mas em Portugal, nem pensar.
Nem pensar porque as ditas universidades nasceram em primeiro lugar para que se pudesse lavar umas valentes massas de ganhos ilícitos. A prova está nos escândalos da Moderna, da Independente e do que adiante se verá.

Depois porque os “filhinhos” de grande parte desses senhores campeões em ganhos ilícitos, não tinham capacidade de entrar numa Universidade Estatal. Tirar um canudo dá muito trabalho e a inteligência não ajudava muito esse tipo de betinhos.

Á conta das “luvas” paternas e maternas, lá se foram licenciando nessas universidades privadas em perfeitos e anedóticos anormais, provando de seguida que não é por acaso que este País segue de ocaso em ocaso até à escuridão final (e fatal).

Para além deste facto ficou pela enésima vez demonstrada a “inteligência”, a “transparência” e o brio profissional e empreendedor da nossa classe empresarial.
As desculpas e acusações esfarrapadas dos ex directores da Independente, lembravam-me nem mais nem menos que presidentes de clubes desportivos ou de autarquias useiros e vezeiros neste tipo de jogos florais tão ao gosto do País da Floribela.

Sejamos realistas, também não merecemos melhor.

Sem comentários:

Não, não foi o DAESH. Sabemos bem quem foi!!

Daesh reivindica ataque a sala de espectáculos em Moscovo. Há dezenas de mortos in Público 23/03/2024 Quando há 2/3 semanas antes, o mundo o...

Mensagens